18 de março de 2004

PREFEITURA MUNICIPAL DE PANGÉIA
A situação estava ficando cada vez mais complicada para os habitantes do pequeno município de Pangéia. A população estava descontente com a administração da atual prefeitura, porque o prefeito, Sr. Estados Unidos assumiu o cargo há 100 anos atrás, prometendo democracia e paz a todo o município, mas com o passar do tempo as coisas foram ficando diferentes.

As discórdias começaram quando o prefeito assinou um decreto abolindo as eleições diretas para vereador, nomeando imediatamente seus amigos íntimos e parentes para todos os cargos da prefeitura. A Inglaterra, irmã emprestada, ficou com a Secretaria das Finanças e a residência da Câmara de Vereadores. O Canadá, antigo vizinho e primo, foi nomeado Secretário do Comércio, cargo sem ação, mas muita expressão. A França, como tia experiente, ganhou a Secretaria da Cultura. A Itália assumiu a Secretaria da Agricultura depois de longa disputa com o Japão, que se contentou com a Secretaria da Tecnologia, já que possuía invejável capacidade de raciocínio e criatividade. Para não deixar sua irmã Austrália de fora, nomeou-a para Chefe de Gabinete, cargo meramente ilustrativo.

Não demorou até que a oposição se manifestasse. A Rússia, principal oposicionista, queria para seu partido pelo menos alguns dos cargos, indicando a Coréia do Norte no lugar da Inglaterra, a China no lugar da Itália, Turquia no lugar da França e Albânia ao invés da Austrália. Como se isso não bastasse, o prefeito passou a discursar apresentando-se como América, nome do bairro onde vivia com quase outros 40 vizinhos pobres e o Canadá. Brasil, Argentina e México, americanos pobres mais ativos, tentaram iniciar uma revolta, mas resistiram da idéia na primeira oferta de suborno e propina.

Dentre os moradores do Centro da Cidade e do bairro Europa, quem mais se indignou foi a família Escandinávia, formada por quatro ricas irmãs e alguns primos moradores das Terras Baixas, no mesmo bairro. A Suiça, que não queria briga com ninguém e nem folia nos seus terrenos, chamou o governo e oposição para uma reunião na sua casa. A oposição aceitou de pronto, enquanto o governo só aceitou depois de mandar prender Cuba, Vietnã, Arábia e condenar Iraque e Afeganistão à morte, todos sob acusação de desacato à autoridade. Para a reunião, também foram convidados os moradores do bairro Africa, ex-presidiários pouco instruídos mas com grande poder de voto, além de todos os munícipes que quisessem participar.

No dia marcado, o município inteiro compareceu à casa da cordial Suiça. O México, depois de receber um bom agrado financeiro, aceitou representar a América para defender os interesses da prefeitura. O mesmo aconteceu com a Africa do Sul, que representava os africanos. Na última hora, o partido da Situação ainda conseguiu o apoio da Nova Zelândia para representar a Oceania, bairro onde também moravam a Austrália e mais dois vizinhos pobres. A oposiçaõ tinha do seu lado a rica família Escandinávia representando o Centro da Cidade, a Grécia representando a Europa e a obesa e desorganizada China representando o bairro Asia, o maior eleitorado do município. Com as prisões de Arábia, Afeganistão e Iraque, o bairro Oriente Médio não compareceu à reunião, repudiando qualquer acordo com a prefeitura.

Iniciado o debate, oposição e situação se atacaram com todas as forças, cada partido usando seus aliados como escudo. Foi então que Bélgica, filha mais velha da França, sugeriu uma votação para resolver os impasses, acreditando na vitória certa do Partido da Situação. Mas o que eles não sabiam é que a oposição havia oferecido o dobro pago pela prefeitura aos mexicanose conseguira apoio maciço dos africanos em troca de algumas cestas básicas.

Com a derrota esmagadora, a Prefeitura já previa um possível golpe militar e pediu para o delegado Israel, que detonasse a poderosa bomba instalada sob o piso, com a finalidade que resolver emergências como essas. Quando os aliados da prefeitura se dirigiam à porta, a Suiça pediu um minuto da atenção de todos pois tinha algo muito importante a falar. Israel, sem saber, detonou a bomba matando o município todo, causando a extinção do município da Pangéia.

Nenhum comentário: