11 de março de 2004


GE avança pesquisa sobre plásticos que geram luz


A GE Global Research, instituto de pesquisa ligado à General Electric, anunciou uma grande descoberta no campo dos OLEDs, dispositivos plásticos da espessura de uma folha de papel que geram luz quando submetidos à uma corrente elétrica.

Pesquisadores criaram um painel de 60 x 60 centímetros que produz 1200 lumens de luminosidade com uma eficiência de 15 watts por lúmen, equivalente à das lâmpadas incandescentes em uso atualmente. A demonstração prova que a qualidade, eficiência e brilho da tecnologia OLED é adequada para o uso em sistemas de iluminação doméstica.

Durante os três anos de duração da pesquisa, financiada pelo Departamento de Energia do governo norte-americano, a eficiência do painel quadruplicou, e a capacidade de geração de luz foi multiplicada por 600.

O próximo passo é a produção em massa, junto com a descoberta de meios para tornar o sistema ainda mais eficiente, até 100 lúmens por watt, para levá-lo ao mercado como um substituto mais durável e econômico para lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

Fonte: Terra


Obs.: Imagem meramente ilustrativa

Nenhum comentário: