10 de fevereiro de 2004

- Tudo bem?
- Tudo.
- O que foi? Aconteceu alguma coisa?
- Não. Nada.
- A família, as crianças, tudo bem?
- Tudo.
- Mas então o que é que foi?
- Já disse que não foi nada.
- Mas você está sempre rindo, contando piadas.
- É mesmo.
- E porque é que não está rindo hoje?
- Porque não, oras.
- Mas se não está rindo, é porque aconteceu alguma coisa.
- Pois não aconteceu nada.
- Vem cá, a gente sempre se deu bem, não deu?
- É verdade.
- Eu acho até que a gente pode se considerar amigo, não pode?
- É claro que pode.
- Então, pode contar. É problema com mulher?
- Minha mulher? Não, já disse que ela está muito bem.
- Não, eu estou dizendo assim, com outras mulheres...
- Ah, outras. Não, não estou com problemas com outras mulheres.
- Porque, se for isso, eu estou aqui pra ajudar.
- Já disse que eu não tenho problema com mulher nenhuma.
- Então o que é?
- O que é o quê?
- O que é que tá te deixando assim?
- Mas assim como?
- Assim, com essa cara.
- E o que é que tem a minha cara?
- Você... você... sei lá, você está sempre rindo, contando piadas...
- Você já disse isso.
- É, tem razão, mas você não respondeu. Por que é que você não está rindo?
- NÃO ESTOU RINDO PORQUE EU NÃO ESTOU A FIM.
- Calma, também não precisa ficar bravo.
- Eu não estou bravo, eu não estou triste, eu não estou feliz, eu não estou nada! Mas será possível que a gente tem a obrigação de estar sempre feliz, caramba? Por que é que a gente tem sempre que rir das coisas afinal de contas? Parece que hoje em dia todo mundo tem sempre uma piadinha pra tudo. Nos comerciais da televisão, sempre todo mundo rindo. Os apresentadores dos programas, um mais engraçadinho que o outro. Até nos lugares que antigamente era proibido rir, hoje em dia liberou geral. Nas escolas, os professores inventam piadinhas para os alunos aprenderem mais depressa. Até os padres, veja só, andam contando piadinhas durante o sermão. O que é que esse pessoal tem contra uma melancoliazinha afinal de contas? Será que a gente tem sempre que ficar rindo feito bobo? Pois eu não quero mais rir. Pronto. A partir de hoje só rio das coisas realmente engraçadas, que, aliás, são bem poucas, se você prestar bem atenção.
- Você é engraçado, às vezes.
- Engraçadinho...

Rindo à toa - Por Artur de Carvalho

Nenhum comentário: