6 de fevereiro de 2004


Esquenta a briga entre redes P2P e Riaa


A briga entre as empresas que fazem programas de troca de arquivos digitais (P2P) e a the Recording Industry Association of América (Riaa) está cada dia mais espinhosa. Cada oponente tenta a todo custo sair vencedor na peleja que envolve direitos autorais, novos modelos de negócio, consolidação da Internet como canal de distribuição e a conquista de novos nichos de consumo.

O último lance desse jogo foi dado pela StreamCast Networks. O programa Morpheus 4, um software de troca de arquivos, permite a integração simultânea com várias redes de P2P como Kazaa, iMESH, eDonkey, Overnet, Grokster, LimeWire, Gnutella e G2. No dia do lançamento, 300 mil cópias foram baixadas por internautas. O CEO, Michael Weiss, espera criar um novo modo de compartilhamento de arquivos de musica, filmes, fotos e softwares, sem intermediários.

Em contrapartida, a RIAA prometeu fortalecer a política de processar usuários que forem pegos trocando música sem pagar os direitos autorais. A última ação, no final de janeiro, processou 532 pessoas. A mensagem do presidente da RIAA, Cary Sherman, foi clara. "Vamos continuar com as ações contra essa ilegalidade".

Fonte: Terra

Nenhum comentário: