5 de dezembro de 2003

Obtida fotografia com resolução de 1 gigapixel


Max Lyons, um fotógrafo norte-americano, quebrou uma das barreiras da fotografia digital ao capturar uma imagem com resolução de 1 gigapixel. A foto mostra Bryce Point, ponto turístico do Parque Nacional Bryce Canyon, em Utah, EUA.

A gigantesca imagem foi criada costurando-se 196 fotografias diferentes tiradas com uma câmera digital de 6 Megapixels. Após nove dias de trabalho, usando como ferramentas os softwares Panorama Tools, Photoshop e algumas soluções personalizadas, o resultado foi uma fotografia panorâmica com resolução de 40,784 x 26,800 pixels, com um total de 1,093,011,200 pixels, ou 1.09 gigapixel.

Segundo Max, ele não encontrou nenhuma referência a outras imagens nesta resolução, o que o leva a crer que foi o primeiro a romper a barreira do Gigapixel. O arquivo final, salvo em RGB no formato TIFF, tem mais de 2 gigabytes de tamanho. Uma cópia da imagem, impressa a uma resolução de 300 dpi, teria 3.3 metros de largura.

O nível de detalhes supera até mesmo a visão humana. Segundo o fotógrafo, calculando a resolução ideal da visão humana em 1 arco-minuto (1/60 de grau), com 1 pixel para cada arco-minuto, uma imagem de 3780 x 2485 pixels já seria o suficiente para captar todos os detalhes visíveis por uma pessoa com visão ideal. Sua imagem de 1 gigapixel tem mais de 100 vezes esta resolução, mostrando detalhes que não seriam vistos nem mesmo por uma pessoa com um binóculo.

Max agora estuda meios de imprimir a imagem em resolução máxima, e a possibilidade de produzir e colocar à venda pôsteres com o seu trabalho.


Magnet

Nenhum comentário: