17 de dezembro de 2003


Emulador de sintetizador Roland volta à Internet



Após dois meses de negociações, a Roland falha em provar que o software infringe seu copyright, e libera a distribuição de um programa que visa recriar em software um de seus sintetizadores, o MT-32. Em outubro deste ano, a Roland entrou com ação contra o autor do emulador, exigindo que sua distribuição fosse interrompida. Segundo a empresa, o programa infringe seu copyright sobre a ROM do sintetizador, usada para a obtenção dos samples dos instrumentos.

A Roland não conseguiu provar que seu copyright sobre a ROM ainda é válido. A empresa nunca se preocupou em registrá-la como sua propriedade, e isso era requerido em 1987, quanto o sintetizador foi lançado no mercado. A empresa também falhou em provar que se qualifica para uma extensão de copyright garantida pela organização mundial do comércio em 1994. Com isso, a distribuição do emulador foi novamente autorizada, desde que a ROM original do sintetizador não seja distribuída em conjunto com o software.

O emulador roda em sistemas Windows XP/2000, e seu código fonte é aberto, o que torna possível a criação de versões para outros sistemas operacionais. Para os curiosos, a página oficial contém amostras em MP3 comparando a mesma música reproduzida em um MT-32 real e no emulador.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: