18 de dezembro de 2003

"Desde que comprei a loja que tentamos vender um disco de um grupo chamado Sid James Experience. Geralmente nos livramos dos troços que não conseguimos passar adiante - ou reduzimos o preço ao mínimo, ou jogamos fora - mas Barry ama esse álbum (ele tem duas cópias próprias para o caso de alguém pedir uma emprestada e não devolvê-la), e diz que é um disco raro e que algum dia iremos fazer alguém muito feliz. Na verdade o disco tornou-se um espécie de piada. Os fregueses habituais perguntam pela sua saúde, dão-lhe um tapinha amigável quando se deparam com ele na prateleira, e às vezes trazem a capa até o balcão como se fossem comprá-lo, e aí dizem "Brincadeirinha", e colocam-no de volta onde estava.

De qualquer forma, numa manhã de sexta-feira este sujeito que nunca vi antes começa a examinar o "Pop Inglês, seção S-Z", quando solta um arquejo de supresa e corre até o balcão, apertando a capa junto ao peito como se tivesse medo de alguém fosse tirá-lo dele. Depois pega a carteira e paga pelo disco, sete paus, sem mais nem menos, em tentar pechinchar, sem parecer reconher a importância do que está fazendo. Deixo que Barry o atenda - é o seu grande momento - e Dick e eu observamos cada movimento com a respiração presa: é como se alguém tivesse entrado, derramdo gasolina em si mesmo e tirado do bolso uma caixa de fósforos. Não respiramos até que ele tenha acendido o fósforo e posto fogo em si mesmo, e quando ele se vai nós rimos e rimos e rimos. Aquilo dá forças a todos nós: se é possível alguém entrar e comprar o álbum do Sid James Experience, então certamente é possível acontecer algo de bom a qualquer momento. "
(Trecho de Alta Fidelidade - Nick Hornby)

Um bom livro, amantes de música e saudosos colecionadores de vinis vão gostar dele. Rob Fleming, dono de uma loja semifalida de discos de vinil, faz um balanço das cinco piores separações da sua vida. Fanático por listas ele e seus dois 'amigos' Dick e Barry fazem uma verdadeira viagem musical.

Não é nenhum best-seller mas pode ser uma boa leitura para o verão.
Leitura-leve literalmente!

Ahh existe um filme com o mesmo nome, que foi inspirado no livro, o filme é bem bacana também, mas não deixe de ler o livro, ele é muito melhor .

Só mais uma coisa, trilha sonora do filme:

You´re Gonna Miss Me - 13 Floor Elevators
Everybody´s Gonna Be Happy - The Kinks
I´m Wrong About Everything - John Wesley Harding
Oh! Sweet Nuthin - The Velvet Underground
Always See Yor Face - Love
Most Of The Time - Bob Dylan
Fallen For You - Sheila Nicholls
Dry The Rain - The Beta Band
Shipbuilding - Elvis C. & The Attractions
Cold Blooded Old Times - Smog
Let´s Get It On - Jack Black
Lo Boob Oscillator - Stereolab
Inside Game - Royal Trux
Who Loves The Sun - The Velvet Underground
I Believe (When I Fall In Love It Will Be Forever)

Nenhum comentário: