5 de novembro de 2003

SOBRE MARIA RITA

A Maria Rita tá tendo esse espaço todo na mídia só porque é filha da Elis Regina!
Pô, jura mesmo? Que perspicácia! E eu aqui pensando que o fato de ela ser filha da Elis Regina não influísse em nada...
Quarta-feira, Novembro 05, 2003

A Maria Rita é vesga!
Ah, uau, e você tem cara de mamão.

A MARIA RITA É UM PRODUTO DA MÍDIA! VOCÊ É UM PREGUIÇOSO QUE NÃO SE DÁ AO TRABALHO DE PROCURAR/APRECIAR MÚSICA DE QUALIDADE E FICA ESPERANDO QUE AS GRAVADORAS LHE DIGAM E LHE ENTREGUEM DE BANDEJA O QUE VOCÊ DEVE CONSUMIR! VOCÊ É UM BABACA MANIPULADO!
E você tem cara de mamão.

Agora falando sério.
Se ignorarmos o jabá na Rede Globo - com direito a especiais na TV e matéria paga sem vergonha na Época -, a campanha publicitária milionária feita pela W/Brasil e os milhares de fãs quarentões da Elis Regina que vão ao show da Maria Rita como quem vai a uma sessão mediúnica, o que é que sobra? Pra mim, uma grande cantora e um belo CD de estréia.

Além dos dois discos da Elis que eu tenho (o de 66 e o de 72), só conheço os maiores sucessos e mais uma ou outra gravação dela. Sei que é muito pouco pra poder fazer alguma comparação, mas sinceramente não acho que a Maria Rita seja tão parecida assim com a mãe. Nem para o "bem" (como querem os fãs saudosistas da Elis Regina), nem para o "mal" (como acreditam os detratores da Maria Rita).
Eu me interessei pela Maria Rita principalmente por causa das três músicas do Marcelo Camelo gravadas por ela, enquanto a velharada foi atrás dela simplesmente por ela ser filha de quem é. Todo mundo sabe que o público-alvo da Maria Rita são os órfãos da Elis Regina. Deu pra perceber isso muito bem no show que vi na sexta-feira, em que a média de idade dos espectadores era algo em torno de 45 anos.
Mas não é assim que as coisas funcionam? O Chico Buarque não era tachado de "novo Noel Rosa" no começo da carreira? E o que dizer dos Strokes? E o...
Enfim.

O show foi muito foda. A Maria Rita é muito simpática, apaixonante. A banda dela é extraordinária. Principalmente o pianista/tecladista. Destaque para Menina da Lua, Não Vale a Pena e Santa Chuva.
Antes do começo do espetáculo, uma sósia da Nara Leão, ciente de meu apreço pelo Los Hermanos mas não muito familiar às feições dos integrantes da banda, apontou para a frente e me disse que havia "um barbudo" lá. E não é que o barbudo era o próprio Marcelo Camelo? Eu nunca imaginei que ele, carioca, fosse assistir a um show da Maria Rita em SÃO PAULO, apenas UM dia depois de ter se apresentado no TIM Festival. Mas era ele mesmo!
E bem em cima de mim estava a Rita Lee! Quer dizer... Quando eu disse "bem em cima de mim", quis dizer que ela estava no camarote, justamente em cima do lugar onde eu estava. Ter a Rita Lee bem em cima de mim só seria interessante se estivéssemos em mil novecentos e sessenta e poucos. Aí, sim...

Um comentário:

Anônimo disse...

Você não pode dizer que os fãs de mais de 45 anos de Maria Rita são todos influenciados por Elis Regina. Não pode dizer que essa "velharada" toda, como se referiu, está em um show dela porque é velho, logo, conheceu Elis. O gênero delas se iguala e difere em algumas coisas, porém é um comentário sem fundamentação, baseado por mero julgamento, novinha(o). Tenho 27 anos, nao me considero velha, por isso, não pense que é uma crítica por desabandono. Porém, aqui na minha terra, há muitos, bastantes mesmo, fãs da cantora que sequer ouviram uma vez um disco inteiro de Elis. Não estou querendo te irritar (por isso, nem me incomodei em me identificar), mas lhe educar criticamente quanto a um texto de caráter crítico. Estude mais o caso a se comentar em um blog antes de espalhar asneiras. Ah, e concordo com você em um ponto: Maria Rita é uma cantora excepcional! Abraço!