3 de novembro de 2003

A marca mais famosa

Em 1894 dois irmãos, Edouard e André, estão participando de uma exposição em Lyon, na França, representando a sua empresa fabricante de pneus. No estande, montado para a ocasião, uma das peças de demonstração, era uma pilha de pneus, estratégicamente colocada à entrada, para chamar a atenção dos curiosos visitantes. Eis que se não quando, Edouard diz à seu irmão André; ao observar a pilha de pneus. André, se colocarmos braços e pernas, isto se transformaria num boneco, nest ce pas? Ao que responde André entusiasmado, oui mon frère! Exatamente alí, nascia a idéia e a história de uma das marcas mais conhecidas e famosas do mundo. Nascia o Bibendum!

O Gigante da estrada, de aparência monstrenga, mumiática e assustadora, na verdade é um Bib que cativa, envolve, surpreende e conquista prêmios. Segunda a revista Advertising Age, uma das publicações mais respeitáveis, no mundo da propaganda, destaca o Bib, como um dos dez Ícones publicitários do mundo no século XX.

Ao colocar Bib, junto a outros símbolos, entre eles, o coelinho da pilhas Energizer da propaganda Mundial, a Advertising, levou em conta vários aspectos das conquistas, do simpático bonequinho da Michelin. Como por exemplo: longevidade, reconhecimento do consumidor em relação a sua Marca, efetiva atuação do impacto, quando associado ao produto da empresa - Pneus Michelin!

A Marca Michelin é reconhecida mundialmente. Isso é referendado por outra publicação importante, a Canadense Report On Business, que em associação com o Londrino Financial Times e através de um Júri altamente qualificado, formado por especialistas em Arte, Arquitetura, Design e Publicidade, elegeram Bib como a melhor Logomarca do Mundo, entre as 50 mais importantes de todos os tempos.

----------------------------------------------------------

Nunca imaginei que seu nome fosse esse, bem interessante. Me lembra um dos fantasmas do desenho dos Caça-Fantasmas, um boneco gigante, que atormentava Nova Yorque. Não me lembro bem da história. Apesar de aquele parecia um padeiro..

Ele sempre me assustou, mas agora começa a ter certa simpatia até...

Nenhum comentário: