8 de junho de 2004

Sobre Celebridades

Recentemente participei de um evento bastante peculiar. As pessoas que lá compareceram tinham interesses diferentes. E a maior parte delas, tinha algo especial, contribuía de maneira única para o desenvolvimento da tecnologia, ou seja, de certa forma, contribuía à toda humanidade. Entre essas pessoas, existiam também aquelas que era mais especiais ainda, por terem feito algo grande, algo que as demais pessoas admiravam. Mas elas acabavam por se misturar à massa 'normal' do evento. E nessa mistura muito louca, é que brotava conhecimento. Comendo pastéis, tomando café, nesses momentos em que juntavam-se todas aquelas pessoas, é que algo realmente fantástico acontecia. Criava-se um mundo inteiro de idéias.

No penúltimo dia do evento, compareceria uma celebridade nacional - lembrem-se de todas as pessoas especiais de que falei, não só do Brasil, mas de todo o mundo - que faria um discurso na última palestra do dia. Na chegada deste meu grande ídolo, não havia ninguém na recepção, a não ser milhares de seguranças e dezenas de organizadores, mas as demais pessoas, não estavam lá, estavam em outros lugares mais interessantes, com suas próprias celebridades, trocando idéias, produzindo.

Formaram então um imenso cordão de segurança impenetrável para o grande vazio do saguão, eis que a celebridade fez um discurso (um lindo discurso sem dúvida) e sai correndo envolta em grandes homens mal-encarados.

Que triste isso, vcs já imaginaram quantas idéias poderiam ter nascido ali, do encontro dessas maravilhosas pessoas. De um breve café, um salgado de pé no corredor. Ninguém iria atacar a 'grande celebridade', pelo contrário, todos iriam ouvir e falar, e produzir produzir produzir!

Já imaginaram um encontro de Juan Carlos Gentile, Gilberto Gil e Hermano Vianna? Eu poderia fazer centenas de combinações com todas as pessoas maravilhosas que estavam lá, mas nenhuma foi possível, pela ignorância e falta de sensibilidade de algumas pessoas. Perdeu-se um momento único na história, e muitas coisas boas que poderiam ter nascido com ele.

Nenhum comentário: