18 de junho de 2004



"Samurai" alemão causa pânico perto de Berlim

Um alemão com roupas camufladas e brandindo uma espada samurai atacou pelo menos sete pessoas em um bosque no oeste de Berlim. De acordo com a polícia, ele mostrou truques com a espada antes de mandá-los embora do local.

Suspeita-se que o homem seja um morador local de 46 anos, com treinamento em artes marciais e em sobrevivência na selva em acampamentos de Papua Nova Guiné e do Vietnã. "Ele é perigoso e está difícil encontrá-lo, porque está camuflado", disse Catrin Feistauer, porta-voz do Departamento de Polícia de Nauen.

O homem empurrou da bicicleta dois idosos e, brandindo sua espada, ordenou a eles que saíssem da floresta. Mais tarde ele tentou tirar um jovem casal do mato. Ninguém ficou gravemente ferido. "É assustador porque o nível de violência vem crescendo", disse Feistauer.

Fonte: Terra




Uso de drogas ainda é considerado baixo

Dados utilizados pela Secretaria Nacional Antidrogas mostram que 19,4% da população brasileira já fez uso na vida de drogas. O percentual calculado em pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid) exclui o consumo de álcool e tabaco. Segundo o Cebrid, nos Estados Unidos este percentual é de 38,9%.

A maconha lidera o uso das drogas, 6,9% dos entrevistados pelo Cebrid em 2001 nas 107 maiores cidades brasileiras revelaram já ter consumido a droga. Este percentual é de 34,2% nos Estados Unidos, 25% no Reino Unido, 24,3% na Dinamarca e 16,6% no Chile. O uso no Brasil é maior que na Bélgica (5,8%) e na Colômbia (5,4%). O uso de heroína foi apontado por 0,1% dos entrevistados, dez vezes menor que nos Estados Unidos (1,2%).

Mesmo no consumo álcool, que cresceu 155% nos últimos 40 anos, a média nacional (4,8 litros per capita ao ano) é menor que de franceses (20,31 litros), ingleses (9,9 litros), argentinos (9,6 litros), americanos (9,1 litros) e Chilenos (6 litros). O governo federal lança hoje VI Semana Nacional Antidrogas.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: