16 de junho de 2004


Blecaute na Web afeta grandes sites e portais

Um problema no sistema de domínios da rede produziu hoje blecautes em sites como Yahoo, Google, Microsoft e Apple, que ficaram inacessíveis durante duas horas, informou a companhia Keynote Systems. Boa parte dos sites mais populares do mundo ficaram inacessíveis durante pouco mais de duas horas (das 9h30 até as 11h45 de Brasília, aproximadamente).

A companhia afirmou que o blecaute se deveu a erros no sistema de domínios da Akamai Technologies, companhia que se encarrega de atribuir a cada nome sua correspondente direção numérica na internet.

Alguns especialistas informaram que poderia tratar-se de um ataque DDoS (que consiste em derrubar um site com milhões de pedidos), mas as causas ainda não foram esclarecidas.

Um dos afetados foi o serviço de e-mail gratuito da Yahoo, que a partir de hoje oferece 100 Mb de armazenamento e que, segundo o site News.com, continua passando por problemas.

Fonte: Terra

Código explora bug grave do kernel do Linux

Um código simples executado por usuários sem acesso "root" (administrativo) pode travar algumas versões de kernel do Linux (componente central de processamento do sistema operacional) e comprometer o funcionamento de todo o sistema. O problema, analisado pelo site Linux Reviews, é especialmente perigoso para usuários de sites em ambientes compartilhados vulneráveis, como os oferecidos a preços baixos pela maioria dos provedores de hospedagem.

O Linux Reviews afirma que o código já vem sendo utilizado contra provedores mal configurados, abertos ao ataque. Os usuários precisam ter apenas acesso FTP e a possibilidade de executar o programa em C em ambiente CGI-BIN. A falha atinge apenas arquiteturas X86 e AMD64 do Linux, mas o kernel da maioria das distribuições do sistema é vulnerável.

O site também publicou alguns tutoriais passo-a-passo para corrigir o problema em diferentes versões de kernel. O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) publicou um alerta em português sobre o problema.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: