1 de abril de 2004


Podem existir 50 planetas similares à Terra


Pode haver 50 planetas similares à Terra orbitando outros sistemas solares com potencial para sustentar a existência de vida. A afirmação é de astrônomos da Universidade Aberta da Grã-Bretanha. Conforme cálculos dos pesquisadores, esses planetas poderão ser vistos através de telescópios em dez ou 15 anos.

Os cientistas utilizaram uma simulação de computador para calcular o provável número de planetas habitáveis, tendo como base o que já se sabe sobre a formação dos planetas e as condições para a presença de vida. Eles esperam encontrar evidências como resíduos de dióxido de carbono, água e ozônio nos próximos dez anos.

Como Júpiter
Segundo a repórter da BBC Helen Briggs, recentemente os astrônomos descobriram mais de uma centena de planetas em órbita de estrelas como o Sol. São todos planetas gigantescos como Júpiter e não podem ser habitados.

Em teoria, também devem existir planetas mais parecidos com a Terra, mas eles são pequenos demais para serem vistos com a tecnologia existente hoje. A nova geração de telescópios espaciais vai buscar gases emitidos por organismos vivos na atmosfera de mundos distantes.

Berrie Jones, professor da Universidade Aberta, diz que cerca de metade deles pode conter água e possivelmente vida, mas ainda há incertezas. "Claro que nós esperamos que eles sejam parecidos como a Terra em tamanho e massa, que tenham uma atmosfera razoável, tenham oceanos e continentes, potencial para sustentar vida, mas a grande questão é: há realmente vida lá?", pergunta-se Jones.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: