6 de abril de 2004


Email do Google pode violar leis de privacidade


O novo serviço de email do Google que armazena mensagens em arquivos impossíveis de serem apagados pelos usuários pode representar violação das leis européias de defesa da privacidade, informou na segunda-feira um grupo de defesa dos direitos civis, depois de apresentar queixa às autoridades britânicas.

"Cópias residuais dos emails podem permanecer em nossos sistemas mesmo depois que o usuário as elimine de sua caixa de entrada, ou encerre sua conta", informa o Google sobre os termos de uso e privacidade do Gmail. O Google também analisará as mensagens de email dos usuários para inserir publicidade apropriada nas mensagens. Também pode vincular "cookies" que contêm informação pessoal relacionada ao uso de email e da Web em geral.

"Não é uma simples questão de alerta ao usuário. Os consumidores precisam estar conscientes de que há uma vasta violação das leis européias nessas medidas", disse Simon Davies, diretor da Privacy International, um grupo de defesa dos direitos individuais com representação no Reino Unido e nos Estados Unidos. As leis européias de proteção à privacidade são muito mais severas que nos Estados Unidos, sede do Google. Os consumidores europeus, por exemplo, têm o direito de manter o controle sobre as comunicações que recebem.

O Google afirma que não permite que pessoas tenham acesso aos emails do Gmail, mas que a tarefa é delegada a robôs (softwares dedicados) instalados em seus computadores.

"Nenhum humano lê seus emails para direcionar anúncios", informa o Google em seu site. A empresa não comentou imediatamente se irá alterar os termos de uso do serviço. A companhia tem uma reputação elevada em colocar o usuário antes dos interesses comerciais ao, por exemplo, limitar a quantidade de propaganda em suas páginas e bloquear anúncios pop-up.

Os grupos de defesa da privacidade também estão preocupados com a capacidade do Google em relacionar informações pessoais dos usuários, fornecidas durante o processo de registro do Gmail, com o comportamento de navegação por meio do uso de um simples cookie. "Esta relação fornece o mais completo entendimento até agora sobre a vida de uma pessoa", disse Davies, acrescentando que governos podem ter a tentação de acessar essa base de dados.

Enquanto isso, os rivais do Gmail, Yahoo Mail e MSN Hotmail, com dezenas de milhões de usuários no mundo todo também têm termos de uso abrangentes, permitindo às companhias usarem as informações colocadas nos sites pelos usuários.

O Yahoo alerta explicitamente que apaga qualquer email ou informação depois que uma conta é fechada.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: