2 de outubro de 2003







Vencedor do Nobel de Literatura

De descendência anglo-alemã, J.M. Coetzee estudou literatura anglo-saxônica antes de ensinar na universidade de sua cidade natal. Seu primeiro livro, Terra de Sombras (Dusklands) foi publicado em 1974. Em 1999 recebeu o Booker Prize, prêmio inglês, por Desonra (Disgrace), tornando-se o único autor a levar este prêmio em duas ocasiões. Em 1983 já havia sido premiado por Vida e Época de Michael K. (Life and Times of Michael K), o livro que o tornou conhecido internacionalmente.

Autor de vários romances escritos em inglês, Coetzee sempre evitou qualquer tipo de maniqueísmo: "A sociedade de apartheid é uma sociedade de senhores e de escravos, onde os próprios amos não são livres". Na maioria de suas narrações, Coetzee não recorre a um contexto histórico preciso. Seus personagens, prisioneiros de um destino às vezes individual, às vezes coletivo, sempre estão envolvidos em situações extremas.

Em No Coração do País (In the Heart of the Country, 1977), o senhor e o escravo se enfrentam através do relato de uma mulher alucinada. Depois de Waiting for the Barbarians (1980), que descreve o ponto morto de uma sociedade totalitária na qual se pode reconhecer, entrelinhas, a África do Sul do apartheid, Coetzee escreveu Vida e Epoca de Michael K., no qual um jovem foge de uma guerra que não consegue entender.

Coetzee tem fama de ser de uma pessoa de difícil acesso porque considera que tudo a ser dito sobre ele está em seus livros e que sua biografia não teria nenhum interesse. Desde 2002 vive na cidade australiana de Adelaide, é tradutor, crítico e seu mais recente livro, publicado este ano, é Elizabeth Costello: Eight Lessons.

Nenhum comentário: