29 de outubro de 2003

Nuggets - traduzindo, pepitas -, talvez a compilação mais importante da história do rock. O disco não só apresentou ao mundo de forma digna e moderna (afinal, era um álbum) bandas como 13th Floor Elevators, Chocolate Watch Band, The Seeds, Barbarians e Leaves, como serviu de trilha sonora pra vários festinhas em garagens inglesas e em casas de show americanas como o CBGB?s e o Max?s Kansas City. Isso mesmo, o punk cresceu ouvindo Nuggets.

A coletânea, que originalmente tinha 27 faixas, é só o primeiro disco da caixa Nuggets - Original Artyfacts from the First Psychedelic Era - 1965-1968 (Rhino, importado). A coleção pega o espírito da coletânea original e o extende para impressionantes 118 (!!) faixas, saindo com uma compilação tão divertida - só que mais longa - que o disco de 1972. São mais de quatro horas com pelo menos uma centena de bandas desfilando hits tão curtos quanto mágicos. Misturando referências das mais diferentes, todas as bandas conspiram em prol da energia primária do rock, resultando numa festa perfeita, em qualquer época.

Pela quantidade de bandas, é um tanto em vão tentar discorrer sobre cada uma delas. Mesmo porque são histórias curtas. Algumas exceções são encontradas com os Sonics (cujo legado se extende até hoje), os Beau Brummels, o Blues Project (com Al Kooper), os Turtles (que mais tarde tocaram com Zappa), os Amboy Dukes (com Ted Nugent), Kingsmen (com a versão definitiva de Louie Louie), entre outras. Existem outras dezenas, sem tanta importância histórica e com uma história parecida com a das outras, mas com o mesmo gás. Mas os Barbarians merecem uma atenção à parte. Eram uma banda como as outras - a única diferença é que o baterista Monty não tinha mão e usava um gancho pra segurar uma das baquetas. O dono da gravadora deles incentivou a fazer uma música falando disso. Eles gravaram Monty, cantada pelo próprio, um hino à perseverança e na fé nos próprios sonhos, em que o baterista conta como perdeu sua mão e que se apegou no sonho para continuar firme, culminando com o potente refrão de "NÃO DESISTA!".

As músicas que estão nesta excelente compilação encontraram a fama mais tarde pelas vozes de artistas que um dia sonharam o mesmo sonho das bandas aqui presentes. Psychotic Reaction, do Count Five, ficou mais conhecida na versão dos Cramps, Mr. Pharmacist, do Other Half, é idêntica à versão que o Fall gravou anos mais tarde, Hey Joe foi regravada ainda na época por Jimi Hendrix e os Ramones tocaram The Shape of the Things to Come, de Max Frost & The Troopers, e Journey to the Center of Your Mind, dos Amboy Dukes, em seu disco de covers, Acid Eaters.

Fonte : 1999 mais do que música

A arte do fundo do blog, foi feita pelo nosso admirável Cazemiro Moon com a ilustração original do box Nuggets. Taí a insPIRAÇÃO do mês!

Nenhum comentário: