4 de outubro de 2004



Sexo
Fala, meu bem


Estudo mostra que a voz é tão importante
na sedução amorosa quanto um belo corpo


Giuliana Bergamo

Nas conquistas amorosas, as palavras em si têm pouca importância. Estima-se que elas representem menos de 10% do ritual de sedução. O que conta mesmo é a aparência, o jeito como as pessoas se movimentam, se entreolham e falam. O peso da voz é enorme nesse aspecto. Um estudo americano, publicado recentemente na revista científica Evolution and Human Behavior, mostra que homens e mulheres com voz considerada atraente tendem a ter uma vida sexual mais ativa. Os pesquisadores pediram para que 146 jovens, de ambos os sexos e 21 anos, em média, ouvissem a voz de pessoas que eles não conheciam e as classificassem conforme o seu nível de sedução, numa escala de 1 a 5. As vozes que receberam as pontuações mais altas pertenciam às pessoas que tiveram mais parceiros sexuais ao longo da vida e faziam sexo com mais freqüência do que as que possuíam uma voz considerada pouco ou nada atraente. O trabalho também constatou que há uma estreita relação entre a voz e o tipo físico de seu dono. Vozes mais sedutoras correspondem, em geral, a pessoas consideradas mais bonitas. Entre os homens, isso significa ser mais alto, ter o tronco em forma de V, o rosto largo e o queixo quadrado. Quanto às mulheres, a beleza é expressa na forma de cintura mais estreita que os quadris, lábios carnudos, maçãs da face salientes e seios razoavelmente fartos. "Durante a história da evolução humana, a voz serviu como um importante parâmetro para a escolha do parceiro ideal, sobretudo à noite, quando a visão estava comprometida", lê-se no artigo.



Do ponto de vista evolucionário, a beleza está na simetria do corpo - na proporção entre cintura e quadril e na equivalência entre os lados esquerdo e direito do rosto. Quanto mais simétrico ele for, maiores as evidências de que aquele é o corpo de alguém saudável e fértil. É na puberdade que o físico e a voz passam por suas maiores transformações. A testosterona, o hormônio masculino por natureza, faz com que os meninos falem mais grosso e ganhem mais músculos. Nas meninas, os hormônios estrógeno e progesterona fazem com que elas fiquem com a voz mais aguda e os traços mais delicados. Vozes mais atraentes, dentro dos padrões de cada sexo, seriam, assim, mais um atestado de qualidade dos bons reprodutores (masculinos e femininos).

"A voz não representa apenas os atributos físicos de uma pessoa", diz a fonoaudióloga Leny Kyrillos, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "Como é resultado também dos aspectos emocionais e culturais de cada um, ela pode denunciar a personalidade de seu dono." Descompassos ocorrem. Nada mais frustrante do que se encantar pela beleza de uma pessoa e, no momento em que ela abre a boca, perceber que sua voz é demasiado aguda ou grave, forte ou fraca demais. A voz da modelo Gisele Bündchen, por exemplo, não condiz com a sua sensualidade e beleza. O contrário do que se verifica, por exemplo, com os atores Maria Fernanda Cândido e Du Moscovis (veja quadros). Uma brincadeira famosa com a disparidade entre beleza física e voz pode ser vista no musical clássico Cantando na Chuva, de 1952. No filme, a loira de corpo escultural que namora o personagem de Gene Kelly é uma estrela de cinema que tem de ser dublada - sua voz é de taquara rachada.





O Descompasso dos Belos

A modelo Gisele Bündchen e o ator Thiago Lacerda têm uma voz que destoa da força e da sensualidade de suas figuras. A voz estridente de Gisele transmite insegurança. E Lacerda não tem a voz tão grave como seria esperado de um homem de seu porte.


Tudo de Bom

Ninguém se decepciona quando os atores Maria Fernanda Cândido e Du Moscovis abrem a boca. A voz é o retrato de seu físico. Eles falam com cadência, no tom exato e estendem um pouco as vogais, características de uma voz sensual.


Que Gracinha

O tom agudo e a falta de clareza ao articular algumas palavras combinam com o perfil sensual-ingênuo dos atores Carolina Dieckmann e Erik Marmo. Isso contribui para que interpretem personagens ainda mais jovens do que eles.


Fonte: Veja

Nenhum comentário: