29 de outubro de 2004


Método Suzuki


Este método foi criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki, nascido em Nagoya/Japão. Iniciou seus estudos de música apenas aos 17 anos de idade. Terminados seus estudos em Tóquio, foi a Berlim onde foi aluno de Karl Klinger e se relacionou com eminentes personalidades, entre elas Albert Einstein e Pablo Casals.

Passou por muitas dificuldades para falar a língua Alemã. Por outro lado, observou ele, a facilidade com que as crianças pequenas falavam sua língua materna. Com esta observação, Suzuki começou a ter suas primeiras idéias sobre aquele que seria mais tarde o mais eficiente e revolucionário método de se aprender música.

Voltando ao Japão, Suzuki fundou, com seus irmãos, o Suzuki Quartet, como também passou a lecionar violino para crianças pequenas, onde observou a imensa facilidade que têm as mesmas para aprender. Foi assim, que fundou o Talent Education Institute, em Matsumoto, Japão.

O seu método baseia-se em que todas as crianças nascem com diversas potencialidades que são desenvolvidas através do contato com o meio. Como no aprendizado da língua materna, que se desenvolve naturalmente através da repetição: o recém nascido, ouve sua mãe e demais familiares a falar, escuta palavras como mamãe, papai e, de acordo com o incentivo, a criança se motiva a aumentar o seu repertório e formar pequenas frases.

Mais tarde, ao ingressar na escola, a criança aprederá a ler e escrever. O mesmo processo é utilizado na música e denomina-se Método Suzuki. O ambiente musical adequado, conduzido por mestre experiente, levará o aluno a dominar o instrumento e adquirir grande habilidade para a música, com a mesma facilidade com que domina a língua materna. Na filosofia Suzuki o talento não é um acaso de nascimento, mas fruto do ambiente em que o homem vive.

Esta teoria comprova-se na prática em muitos países. O Japão, como exemplo, onde a cada ano surgem milhares de músicos que se formam usando o método Suzuki.

Pontos Importantes da filosofia Suzuki:

    Participação dos pais no aprendizado;
    Meio ambiente musical favorável;
    Postura positiva dos pais e professores no aprendizado do aluno;
    Pais atuam como incentivadores;
    Não utilizar censura ou correção inoportuna;
    A busca da qualidade deve ser uma tônica para os alunos;
    Cooperação ao invés de competição;
    Respeito à individualidade de cada um;
    Repetição com constante avaliação crítica;
    Prática diária, em seções curtas, sempre com alegria;
    Repertório comum para facilitar a socialização;
    Caráter primeiro, habilidade depois;


Educar é amor, não deixe a educação de seus filhos para outros. Vamos tirar mais tempo para nossas crianças. Isto é mais importante que qualquer outro valor. Isto é amor; formação do caráter, através do meio musical e social favorável.

É o método mais eficiente por basear-se na aprendizagem natural da fala. É aplicado de maneira lúdica e utiliza repertório alegre e prazeiroso. Mais do que uma forma de aprender música é uma contribuição na formação do caráter através do meio musical e social favorável.

Benefícios

Gosto artístico, concentração, disciplina, memorização, socialização, coordenação motora mais apurada e estimulação da afetividade.


Fonte: Talento Musical - Escola de Música

Um comentário:

karla siqueira disse...

Obrigada por falar sobre o método Suzuki, é sempre bom lermos sobre educação.
karla( ex aluna do centro suzuki santa maria /RS, onde tudo começou no Brasil)