22 de outubro de 2004


Nasa encontra evidência da teoria da relatividade

Uma equipe internacional de cientistas e pesquisadores universitários formada pela Nasa, a agência espacial americana, encontrou a primeira evidência direta de que a Terra arrasta tempo e espaço ao seu redor enquanto gira, alterando as órbitas dos satélites do nosso planeta. Segundo a Nasa, a descoberta constitui "a primeira medição de um efeito bizarro no qual uma massa em rotação arrasta o espaço a seu redor".


Os pesquisadores acreditam que conseguiram medir o efeito formulado pela primeira vez em 1918, com a teoria da relatividade de Albert Einstein, "precisamente observando deslocamentos das órbitas de dois satélites que seguem a rotação da Terra".

O denominado "efeito corpo-arrasto é o que ocorre quando uma bola de boliche gira em um fluido espesso como o melaço", disse Erricos Pavlis, do Centro Conjunto para a Tecnologia do Sistema Solar, em Greenbelt (Maryland).

Segundo Pavlis, um dos diretores da pesquisa, "enquanto a esfera gira move o melaço ao seu redor e tudo ligado ao melaço também se move em torno da bola". Do mesmo modo, "enquanto a Terra gira, arrasta tempo e espaço ao seu redor e isto altera as órbitas dos satélites do nosso planeta".

Fonte: Terra Ciência

Nenhum comentário: