5 de agosto de 2003

Vi ontem na tv uma entrevista com um cara punk, um tal de Dawkins. Olha numa outra entrevista o que ele fala sobre as religiões. Olha a comparação o que cara faz.

só mais uma coisa: alguem pode me explicar porque somos obrigados a respeitar a fé dos outros?

"ENTREVISTA COM RICHARD DAWKINS

(McDonald)

Mas a religião é um meme (equivale a tipo um dna cultural) muito bem sucedido. Quero dizer, na sua própria estrutura os genes que sobrevivem - os com os genes mais egoístas e bem sucedidos presumivelmente têm algum mérito. Agora se a religião é um meme que sobreviveu por milhares e milhares de anos, é possível que haja algum mérito intrínseco nela?

(Dawkins)

Sim, há um mérito nela. Se você fizer a pergunta, porque qualquer entidade replicante sobrevive através dos anos e das gerações, é porque ela têm mérito. Mas mérito para um replicador apenas significa que ele é bom em se replicar.

O vírus da raiva têm um considerável mérito, e o vírus da AIDS tem um mérito enorme. Essas coisas se espalham com muito sucesso, e a seleção natural pôs neles métodos extremamente efetivos de se espalhar. No caso do vírus da raiva ele causa espumação na boca de suas vítimas, e o vírus é espalhado na saliva. Ele as faz morderem e se tornarem extremamente agressivas, então elas tendem a morder outros animais, e a saliva entra nelas e ele passa adiante. Esse é um vírus muito, muito bem sucedido. Ele tem um mérito muito considerável.

De certa forma toda a mensagem do meme e do gene é que o mérito é definido como em bom ser espalhado afora, bom em auto-replicação. Isso é claro muito diferente do mérito como nós humanos podemos julgar."


Salve as tradições!

Nenhum comentário: