29 de outubro de 2004


Método Suzuki


Este método foi criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki, nascido em Nagoya/Japão. Iniciou seus estudos de música apenas aos 17 anos de idade. Terminados seus estudos em Tóquio, foi a Berlim onde foi aluno de Karl Klinger e se relacionou com eminentes personalidades, entre elas Albert Einstein e Pablo Casals.

Passou por muitas dificuldades para falar a língua Alemã. Por outro lado, observou ele, a facilidade com que as crianças pequenas falavam sua língua materna. Com esta observação, Suzuki começou a ter suas primeiras idéias sobre aquele que seria mais tarde o mais eficiente e revolucionário método de se aprender música.

Voltando ao Japão, Suzuki fundou, com seus irmãos, o Suzuki Quartet, como também passou a lecionar violino para crianças pequenas, onde observou a imensa facilidade que têm as mesmas para aprender. Foi assim, que fundou o Talent Education Institute, em Matsumoto, Japão.

O seu método baseia-se em que todas as crianças nascem com diversas potencialidades que são desenvolvidas através do contato com o meio. Como no aprendizado da língua materna, que se desenvolve naturalmente através da repetição: o recém nascido, ouve sua mãe e demais familiares a falar, escuta palavras como mamãe, papai e, de acordo com o incentivo, a criança se motiva a aumentar o seu repertório e formar pequenas frases.

Mais tarde, ao ingressar na escola, a criança aprederá a ler e escrever. O mesmo processo é utilizado na música e denomina-se Método Suzuki. O ambiente musical adequado, conduzido por mestre experiente, levará o aluno a dominar o instrumento e adquirir grande habilidade para a música, com a mesma facilidade com que domina a língua materna. Na filosofia Suzuki o talento não é um acaso de nascimento, mas fruto do ambiente em que o homem vive.

Esta teoria comprova-se na prática em muitos países. O Japão, como exemplo, onde a cada ano surgem milhares de músicos que se formam usando o método Suzuki.

Pontos Importantes da filosofia Suzuki:

    Participação dos pais no aprendizado;
    Meio ambiente musical favorável;
    Postura positiva dos pais e professores no aprendizado do aluno;
    Pais atuam como incentivadores;
    Não utilizar censura ou correção inoportuna;
    A busca da qualidade deve ser uma tônica para os alunos;
    Cooperação ao invés de competição;
    Respeito à individualidade de cada um;
    Repetição com constante avaliação crítica;
    Prática diária, em seções curtas, sempre com alegria;
    Repertório comum para facilitar a socialização;
    Caráter primeiro, habilidade depois;


Educar é amor, não deixe a educação de seus filhos para outros. Vamos tirar mais tempo para nossas crianças. Isto é mais importante que qualquer outro valor. Isto é amor; formação do caráter, através do meio musical e social favorável.

É o método mais eficiente por basear-se na aprendizagem natural da fala. É aplicado de maneira lúdica e utiliza repertório alegre e prazeiroso. Mais do que uma forma de aprender música é uma contribuição na formação do caráter através do meio musical e social favorável.

Benefícios

Gosto artístico, concentração, disciplina, memorização, socialização, coordenação motora mais apurada e estimulação da afetividade.


Fonte: Talento Musical - Escola de Música

27 de outubro de 2004


Cientistas descobrem nova espécie humana


Cientistas descobriram um esqueleto quase intacto de uma espécie humana totalmente nova que habitava a ilha de Flores, na Indonésia, há 18 mil anos. Com um metro de altura, o espécime era pequeno se comparado com o ser humano moderno, porém acredita-se que tenha vivido durante milhares de anos.

Cientistas dizem que a descoberta, divulgada em artigo publicado na revista científica Nature, torna necessária uma reavaliação da evolução humana. O esqueleto descoberto numa caverna de pedra calcária chamada Liang Bua é de uma mulher de 30 anos, que vivia na remota ilha de Flores juntamente com elefantes anões e lagartos gigantes.

Efeito redutor


Os fósseis de sete outros indivíduos de sua espécie, chamada agora de Homo floresiensis, mostram que ela era um exemplo típico da espécie. Uma espécie de "efeito redutor" é comum em alguns animais que vivem em ilhas remotas, sem ter de enfrentar predadores, mas jamais havia sido observado entre seres humanos.

O Homo floresiensis não era uma raça de anões. Os membros dos esqueletos encontrados são proporcionais, com exceção dos braços, um pouco mais longos do que seria de se esperar.

Sua reduzida cabeça abrigava um cérebro do tamanho de uma toranja, o que torna suas realizações, e as de nosso ancestral comum, o Homo erectus - bastante impressionantes.

Como a Ilha de Flores jamais esteve conectada ao continente asiático, para chegar lá exemplares do Homo erectus tiveram de construir algum tipo de embarcação e navegar até lá (algo que não se pensava que eles seriam capazes de fazer). Esta idéia agora pode ter de ser deixada de lado (assim como a tese de que os humanos modernos eram os únicos a permanecer no planeta desde o desaparecimento do homem de Neanderthal, há 30 mil anos).

É provável que o Homo floresienses tenha existido até 12 mil anos atrás. Por isso cientistas estão explorando mais cavernas calcárias na Indonésia para tentar encontrar outros indícios de familiares recentes dos humanos modernos.

Terra Ciência



Em homenagem a um bom amigo. A propósito, não foi fácil encontrar essas fotos. Ah, a moça, sim a moça. É Anouk Aimee, a diva das sobrancelhas grossas. Fez bons filmes, 8 e meio, A doce vida... Sodorra e Gomorra (sim, é esse mesmo q vcs estão pensando), Lola, humm mais alguns que no dado momento não me recordo. Mas ela é realmente bonita, vejam os filmes, essas fotos não são muito confiáveis.



26 de outubro de 2004



aRt BeAt StReEt


22 de outubro de 2004


Nasa encontra evidência da teoria da relatividade

Uma equipe internacional de cientistas e pesquisadores universitários formada pela Nasa, a agência espacial americana, encontrou a primeira evidência direta de que a Terra arrasta tempo e espaço ao seu redor enquanto gira, alterando as órbitas dos satélites do nosso planeta. Segundo a Nasa, a descoberta constitui "a primeira medição de um efeito bizarro no qual uma massa em rotação arrasta o espaço a seu redor".


Os pesquisadores acreditam que conseguiram medir o efeito formulado pela primeira vez em 1918, com a teoria da relatividade de Albert Einstein, "precisamente observando deslocamentos das órbitas de dois satélites que seguem a rotação da Terra".

O denominado "efeito corpo-arrasto é o que ocorre quando uma bola de boliche gira em um fluido espesso como o melaço", disse Erricos Pavlis, do Centro Conjunto para a Tecnologia do Sistema Solar, em Greenbelt (Maryland).

Segundo Pavlis, um dos diretores da pesquisa, "enquanto a esfera gira move o melaço ao seu redor e tudo ligado ao melaço também se move em torno da bola". Do mesmo modo, "enquanto a Terra gira, arrasta tempo e espaço ao seu redor e isto altera as órbitas dos satélites do nosso planeta".

Fonte: Terra Ciência

20 de outubro de 2004

Cara
"caramba cara cara ô!
Cara caramba cara cara ô!

Vem viver o verão
Vem curtir Salvador
Eu sou camaleão
Hoje sou seu amor
Cara cara!

Cara caramba cara cara ô!
Cara caramba cara cara ô!"



Creio que neste momento, as palavras não são necessárias

19 de outubro de 2004

estou começando a me limpar
dia mais feliz não poderia ser, pois estou
REFLORESCENDO

15 de outubro de 2004


Manhã de Quinta-feira. Dirigia-me a um cliente. Trânsito lento. Centro lotado. Aguardando o semáforo abrir, vejo um sujeito percorrendo os automóveis com folhetos nas mãos. Alguns recebem normalmente, outros fecham as janelas, trancam portas e fingem que não vêem o sujeito. Recebo e leio meu folheto fielmente reproduzido abaixo:


## ATENÇÃo ##

Agora em Caxias do Sul uma Clínica Espiritual, da mestre e celebre mãe Menininha diplomada pela federação nacional, em astrologia e vidência espiritual, com 40 anos de experiência. Conhecida em todo Sul America, pelas curas alcançadas, pelo exito dos seus trabalho garantidos. Depois de conhecer a mãe Menininha, você terá trocado toda a sua vida para melhor e os seus problemas serão resolvidos, em pouco tempo, sua vida tomara outro destino, com ajuda de Deus, você só dará o seu nome e ela vai lhe revelar toda a sua vida, o seu passado e futuro sem ela ter lhe conhecido antes. Você ainda terá dúvida do seu grande poder divino e da sua origem. Você já deve ter ido em outros tipos de trabalhos, e não deu resultado, está descrente, mas não desanime pois você está no caminho certo indo fazer hoje mesmo uma consulta com a mãe Menininha ela está apta para solucionar todos os seus problemas, de seus familiares e comerciais Negócios vão mal, cheios de dificuldade, amor não correspondido, frigidez sexual, impotência, desarmonia no lar, vícios na família, desanimo no trabalho, inveja, questão na justiça, progredir no emprego, desmanchar brucharias feitas em cemitérios,lhe mostrar a pessoa que lhe fez o mal e os que lhe tem inveja. Depois de uma consulta você mudará o seu pensamento, critique se puder, consultas com máximo sigilo.

POR FAVOR NÃO ME CONFUNDA COM OUTROS TIPOS DE TRABALHOS.

Só atendo neste endereço: Rua Dr. Montauri, 1355 - Sala 07 Sobre Loja ao lado da Casa da Cultura, na praça - Galeria Vitrine Central - Caxias do Sul
HORÁRIO: DE SEGUNDA A SÁBADO DAS 9 ATÉ AS 18 HORAS
CONSULTA SÓ R$ 5,00
Fone: (54) 3028.5607



Até agora estou com vontade de conhecer a tal mãe Menininha. Cuspir na sua cara. Espancar sua benevolência. Torturar sua vidência. Corromper seu poder divino. Bem, o endereço está aí.

Deutsche Welle realiza concurso de blogs

A Deutsche Welle organizou o concurso The BOBs - Best Of The Blogs. A premiação vai eleger os melhores blogs em sete idiomas, entre os quais o português.

O concurso vai escolher os campeões de weblog em onze categorias: Melhor Weblog, Melhor Temática, Melhor Design, Melhor Inovação e Melhor Weblog Jornalístico. O prêmio de Melhor Weblog Jornalístico será concedido em cada um dos sete idiomas.

Os weblogs de todo o mundo podem participar, desde que sejam publicados numa das sete línguas do concurso: alemão, inglês, espanhol, português, russo, chinês ou árabe.

O concurso tem as categorias melhor weblog, temática, design, inovação e weblog jornalístico. Além do português, entram na disputa blogs em alemão, inglês, espanhol, russo, chinês ou árabe.

As inscrições vão até o dia 17 de outubro. As informações estão no site da Deutsche Welle.

Fonte: Terra

14 de outubro de 2004



glenn barr ->>> Aqui

7 de outubro de 2004


O Brasil na Grid




O desenho indica a localização do túnel subterrâneo onde está sendo construído o LHC. Com 27 km de extensão, o túnel se encontra cerca de 100 m abaixo da superfície, na fronteira da Suíça com a França


Um novo acelerador de partículas, o Large Hadron Collider (LHC), será inaugurado pelo Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (Cern) em 2007 na Suíça. O objetivo do laboratório é descobrir o que é a matéria, do que ela é feita, qual a sua origem e como permanece unida formando objetos tão complexos como estrelas, planetas e seres humanos. Mas, para interpretar o imenso volume de dados que resultará das experiências feitas no LHC, será necessário o uso de uma tecnologia denominada Grid. A boa notícia é que o Brasil vai fazer parte desse projeto.

O LHC, um gigantesco túnel subterrâneo de 27 km de extensão, será capaz de provocar choques entre as partículas que compõem a matéria e desmembrá-las, tal como se encontravam logo após o Big Bang, a teoria mais aceita para a grande explosão que teria dado origem ao universo.

A cada segundo, ocorrerão 40 milhões de colisões e, ao longo de um ano, a previsão de dados coletados será de 20 petabytes (1 petabyte = 1015 bytes). Uma das soluções propostas pelos físicos do Cern para manipular e processar tamanha quantidade de informações é criar uma avançada forma de comunicação e compartilhamento de dados, baseada na tecnologia Grid. A vantagem dessa opção é que ela permite a descentralização dos dados entre diversos países.

O Projeto de HEPGrid do Cern deverá contar com a colaboração internacional envolvida nos projetos do LHC: 56 participantes, entre países e organizações internacionais. Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha e Itália já estão com projeto em andamento para armazenar parte das informações.



O novo acelerador de partículas (LHC) em construção no túnel subterrâneo (fotos: divulgação/Cern)


No Brasil está sendo articulado o grupo HEPGrid Brasil (High Energy Physics Grid), formado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), pela Universidade de São Paulo (USP), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), pelas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), sob a supervisão do físico Alberto Santoro.

"Apesar de ainda não haver qualquer termo oficial assinado, o Brasil esteve na vanguarda do projeto de Grid para a física de altas energias desde o início. Discutimos com nossos colegas no exterior, fizemos propostas agressivas para trazer e atrair para o país maior atenção e contribuição da comunidade. Tivemos sucesso em todas as nossas propostas e temos tido apoio internacional", diz Santoro.

Segundo o físico, a finalidade da participação brasileira no Cern é a curiosidade científica, mas ele considera alta a probabilidade de que inúmeros resultados possam ser obtidos pelo país, como resultado desse esforço. "A realização do nosso trabalho implica a invenção de diversas soluções tecnológicas que poderão favorecer a fabricação nacional de produtos que atualmente importamos. Acho muito importante perceber o projeto sob essa perspectiva, pois, dessa forma, podemos encarar seu financiamento não como gasto, mas como investimento", ressalta.

Embora o governo ainda não tenha liberado todo o orçamento necessário, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) já está investindo na construção de um novo laboratório na Uerj que favorecerá a implantação de um avançado banco de dados para tornar a universidade apta a participar do HEPGrid Brasil.

"Também será necessário promover melhorias na infra-estrutura de rede da Uerj para que o banco de dados disponível seja acessado com facilidade. Nesse sentido, uma importante contribuição foi o Projeto Giga, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que proporcionou uma rede de alta tecnologia entre as principais instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo a Uerj", observa Santoro. "O Projeto Giga vai permitir a colaboração rápida e eficaz entre os colegas dos dois estados."

Fonte: Ciencia Hoje on-line

5 de outubro de 2004




T L i S S .
h a n i t .
e n   l a .
d   e n
    n d
    c s
  e

4 de outubro de 2004



Sexo
Fala, meu bem


Estudo mostra que a voz é tão importante
na sedução amorosa quanto um belo corpo


Giuliana Bergamo

Nas conquistas amorosas, as palavras em si têm pouca importância. Estima-se que elas representem menos de 10% do ritual de sedução. O que conta mesmo é a aparência, o jeito como as pessoas se movimentam, se entreolham e falam. O peso da voz é enorme nesse aspecto. Um estudo americano, publicado recentemente na revista científica Evolution and Human Behavior, mostra que homens e mulheres com voz considerada atraente tendem a ter uma vida sexual mais ativa. Os pesquisadores pediram para que 146 jovens, de ambos os sexos e 21 anos, em média, ouvissem a voz de pessoas que eles não conheciam e as classificassem conforme o seu nível de sedução, numa escala de 1 a 5. As vozes que receberam as pontuações mais altas pertenciam às pessoas que tiveram mais parceiros sexuais ao longo da vida e faziam sexo com mais freqüência do que as que possuíam uma voz considerada pouco ou nada atraente. O trabalho também constatou que há uma estreita relação entre a voz e o tipo físico de seu dono. Vozes mais sedutoras correspondem, em geral, a pessoas consideradas mais bonitas. Entre os homens, isso significa ser mais alto, ter o tronco em forma de V, o rosto largo e o queixo quadrado. Quanto às mulheres, a beleza é expressa na forma de cintura mais estreita que os quadris, lábios carnudos, maçãs da face salientes e seios razoavelmente fartos. "Durante a história da evolução humana, a voz serviu como um importante parâmetro para a escolha do parceiro ideal, sobretudo à noite, quando a visão estava comprometida", lê-se no artigo.



Do ponto de vista evolucionário, a beleza está na simetria do corpo - na proporção entre cintura e quadril e na equivalência entre os lados esquerdo e direito do rosto. Quanto mais simétrico ele for, maiores as evidências de que aquele é o corpo de alguém saudável e fértil. É na puberdade que o físico e a voz passam por suas maiores transformações. A testosterona, o hormônio masculino por natureza, faz com que os meninos falem mais grosso e ganhem mais músculos. Nas meninas, os hormônios estrógeno e progesterona fazem com que elas fiquem com a voz mais aguda e os traços mais delicados. Vozes mais atraentes, dentro dos padrões de cada sexo, seriam, assim, mais um atestado de qualidade dos bons reprodutores (masculinos e femininos).

"A voz não representa apenas os atributos físicos de uma pessoa", diz a fonoaudióloga Leny Kyrillos, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. "Como é resultado também dos aspectos emocionais e culturais de cada um, ela pode denunciar a personalidade de seu dono." Descompassos ocorrem. Nada mais frustrante do que se encantar pela beleza de uma pessoa e, no momento em que ela abre a boca, perceber que sua voz é demasiado aguda ou grave, forte ou fraca demais. A voz da modelo Gisele Bündchen, por exemplo, não condiz com a sua sensualidade e beleza. O contrário do que se verifica, por exemplo, com os atores Maria Fernanda Cândido e Du Moscovis (veja quadros). Uma brincadeira famosa com a disparidade entre beleza física e voz pode ser vista no musical clássico Cantando na Chuva, de 1952. No filme, a loira de corpo escultural que namora o personagem de Gene Kelly é uma estrela de cinema que tem de ser dublada - sua voz é de taquara rachada.





O Descompasso dos Belos

A modelo Gisele Bündchen e o ator Thiago Lacerda têm uma voz que destoa da força e da sensualidade de suas figuras. A voz estridente de Gisele transmite insegurança. E Lacerda não tem a voz tão grave como seria esperado de um homem de seu porte.


Tudo de Bom

Ninguém se decepciona quando os atores Maria Fernanda Cândido e Du Moscovis abrem a boca. A voz é o retrato de seu físico. Eles falam com cadência, no tom exato e estendem um pouco as vogais, características de uma voz sensual.


Que Gracinha

O tom agudo e a falta de clareza ao articular algumas palavras combinam com o perfil sensual-ingênuo dos atores Carolina Dieckmann e Erik Marmo. Isso contribui para que interpretem personagens ainda mais jovens do que eles.


Fonte: Veja