5 de julho de 2004


WASTE OF TIME


"Desculpe, estou com um pouco de pressa, pode ser depois?"

Claro, se o depois existir. Quantas vezes vc já ouviu alguém dizer que o tempo anda muito rápido, que não se arruma tempo mais pra nada, que as 24 horas já não são suficientes pra completar tudo o que se tem por fazer. Quantas? Ainda ontem era 2003, anteontem era 1993 e esses dias ainda era 1983.

Quando estourou a Revolução Industrial na Inglaterra, no século 19, as pessoas foram obrigadas a se adaptar ao novo modo de vida que foi apresentado. Algumas pessoas trabalhavam até 20 horas por dia e as crianças a partir de 5 anos não eram poupadas e muitas vezes acabavam se mutilando em máquinas perigosas. Como as cidades haviam inflado com o constante êxodo rural, tinham que se submeter a essas condições se não quisessem voltar ao campo, a essas alturas já monopolizado por grandes latifundiários. E a Revolução se espalhou pelo resto do mundo, deixando as pessoas cada vez com menos tempo ocioso para conviver com suas famílias ou simplesmente conversar com os vizinhos como faziam quando a sociedade era apenas um aglomerado de pessoas. No Brasil, essa revolução demorou mais ou menos um século para se estabelecer por completo, afinal até 1960 éramos considerados por nós mesmos um país agrícola.

Os tempos mudaram, só que numa velocidade extremamente rápida para nossos proeminentes cérebros em evolução. Não precisamos mais trabalhar 20 horas por dia (pelo menos na teoria e na lei não), mas surgiram ocupações que nós mesmos precisamos escolher para que não sejamos empurrados para a periferia ou para fora das cidades assim como aconteceu na Inglaterra. Precisamos estudar um idioma, fazer academia, frequentar festas e cerimônias, fazer compras, pagar contas, praticar esportes ou religião, estudar e estudar e estudar, destinar tempo à família e trabalhar. Trabalhamos 1/3 de todo o dia, mas dormimos de 3 a 12 horas, então para todas essas tarefas citadas, é necessário que algum horário seja flexibilizado. O mais usado é o horário de sono, às vezes até suprimido em função de uma ou outra coisa, e isso acaba mexendo com a nossa saúde, criando doenças geriátricas em pessoas jovens e vice-versa. Hoje temos, depressão, stress, gastrite, ansiedade crônica e muitas outras psicopatologias que não existiam nas mesmas proporções há poucos anos atrás.

Já que não há como fugirmos disso, devemos aproveitar o máximo do nosso tempo ?ocioso? para tirar algo útil do que fazemos. Me supreendi esses dias quando vi na MTV uma propaganda de uns 30 segundos que no final pedia para os expectadores desligar a tv e ir ler um livro. Ninguém mais faz isso, os livros estão sendo banidos em troca de mero entretenimento sem valor. As famílias já não conversam mais sobre assuntos internos, os adultos assistem novelas e se irritam quando são interrompidos, as crianças trancam-se em seus quartos para assistir filmes de sexo ou de violência e se irritam quando são interrompidas. A tv está destruindo nossas famílias e não nos damos conta disso porque simplesmente não percebemos que é esse meio de comunicação que nos atrasa.
Se dissessem a Napoleão ou Aristóteles que foi inventado um meio de comunição que abrange uma nação em todos os lugares ao mesmo tempo, com certeza eles teriam usado isso para fins políticos e é exatamente isso que acontece hoje, a tv é usada para fins políticos, só que não conseguimos mais discernir o que é política, ficção, drama, comédia, terror, mentira ou verdade.

Postado por Enio Ergumeno por intermédio de Adan Nada

Nenhum comentário: