23 de julho de 2004

"alguma coisa está fora da ordem.. fora da ordem mundial.. "

Bares de Ipanema - A praia da Bossa Nova
O dono Oskar Geidel, austríaco que chegou ao Brasil em 1930 como trapezista, abriu o Zeppelin em 1937, na rua Visconde de Pirajá. O nome do bar era uma homenagem ao dirigível alemão Graf Zeppelin, que fazia a linha Frankfurt - Rio. As mesas eram de madeira, forrada com toalhas brancas. As cadeiras eram de palha e as paredes eram pintadas de verdes. Nos anos 50 o Zeppelin era freqüentado por Millôr Fernandes, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, entre outros. E nos anos 60 Vinicius de Moraes, Bette Faria, Nelson Mota e toda a musica popular aumentou a clientela do bar. Em setembro de 1968, Oskar vendeu o Zeppelin para Ricardo Amaral. Mas, antes, deu uma festa de despedida, "A Última Ceia", com os grandes personagens de Ipanema. Esta festa ficou registrada com a foto de Paulo " Salsicha". Ricardo Amaral mudou o estilo do Bar e os velhos freqüentadores não o freqüentava mais. O Zeppelin fechou em 1972.




Em 1968, a Última Ceia no Zeppelin (da esq.): Ferdy Carneiro, Claudio Romeiro, Mânlio Marat, Armando Rozário, Osmar, Claudius, Paulo Góes, Oskar (proprietário), Albino Pinheiro, Guerreirinho, Negão, Nicácio (Garçom), Carlos Vegara e Luiz Accioly

Copacabana ou Ipanema?!

A Bossa Nova surgiu em Ipanema, embora em Copacabana houvesse o Beco das Garrafas e o famoso apartamento de Nara Leão (no posto 4). Mas Ipanema era o ponto de encontro da época: nos botequins, na praia e nas ruas. Os criadores da Bossa Nova eram cidadãos ipanemenses.


Nenhum comentário: