9 de julho de 2004



Tempestades solares eliminaram água de Marte

As tempestades solares e a pouca proteção oferecida por sua atmosfera foram os fatores principais que causaram o desaparecimento de água da superfície de Marte. A informação foi divulgada por cientistas da Nasa.

A existência de água no planeta data de mais de 3,5 bilhões de anos e foi confirmada por dois veículos exploradores que pousaram no planeta em 2004. Imediatamente depois dessa confirmação, os cientistas se perguntaram sobre o que ocorreu para que a água desaparecesse, deixando nada mais que rochas estratificadas e formações minerais próprias dos locais onde o líquido existiu.

A primeira pista surgiu no ano passado na Terra, quando o planeta foi afetado por uma tempestade de radiação solar que se intensificou nos meses de outubro e novembro. "Estes eventos de enorme radiação solar podem afetar (com maior força) a superfície de Marte porque esse planeta tem pouca proteção (de sua atmosfera)", disse Ed Stone, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato durante uma entrevista coletiva em Pasadena, na Califórnia.

Além de uma atmosfera mais densa, a Terra conta com a magnetosfera que a protege do intenso bombardeio de partículas de alta energia durante uma tempestade solar. Por outro lado, Marte só tem zonas isoladas com este tipo de proteção, segundo disseram os cientistas da Nasa.

"E durante 3,5 bilhões de anos, é natural que tenha ocorrido uma gradual erosão de água em Marte", apontou Thomas Zurbuchen, cientista da Universidade de Michigan durante uma entrevista coletiva por telefone e pela internet.

Apesar do escudo protetor que protege a Terra, a tempestade do ano passado obrigou o desvio de aviões de passageiros. Além disso, muitas comunicações via rádio e por satélite foram interrompidas. Na Estação Espacial Internacional (ISS), seus ocupantes tiveram que refugiar-se no módulo de serviço russo porque este possuia melhor proteção contra os raios.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: