1 de fevereiro de 2005

Sempre por um mundo melhor.. é o que esperamos!

Ao falar sobre o uso do software livre no 5° Fórum Social Mundial, o ministro da cultura, Gilberto Gil, declarou ser "um hacker em espírito e vontade" por sua "postura humanista, de quem busca a construção de uma nova cidadania, da sociedade da informação", conta a Agência Brasil.

"Sou ministro, sou músico, mas sou, sobretudo, um hacker em espírito e vontade. Todos aqui sabem que sou um defensor, um praticante, quase mesmo um usuário, espero ainda um dia poder ser totalmente um usuário, um entusiasta sem dúvida do software livre, dos instrumentos de realização de redes virtuais e remotas dos programas de inclusão digital" declarou Gil durante a palestra "Implicações Sociais das Revoluções Digitais". "Hackers criam, inovam, pesquisam, alargam e aprofundam o saber. Resolvem problemas e têm uma crença radical no compartilhamento de informação e de experiências. Exercitam a liberdade e a ajuda mútua, voluntária", disse.

O ministro também propôs o lançamento da campanha Convocação Global Pela Liberdade Digital da Humanidade, conta a Agência Brasil. "Quero propor a vocês a constituição imediata, a partir deste encontro, de uma convocação global pela liberdade digital da humanidade", afirmou. Renata Mesquita, do Plantão INFO

Os números do Fórum

A Vª edição do Fórum Social Mundial superou as edições anteriores em
número de participantes, atividades e organizações envolvidas. Ele
reuniu 155 mil pessoas, das quais 35 mil no Acampamento da Juventude;
6.588 organizações de 135 países; 6.823 profissionais da comunicação e
2.800 voluntários, dos quais 2.500 trabalhadores da Economia Popular e
Solidária. A marcha de abertura reuniu 200 mil pessoas, houve 2.500
atividades, das quais 130 shows, 115 projeções de filmes e vídeos e 96
exposições de artes em 11 Espaços Temáticos e, ao final, foram
apresentadas 352 propostas.


Nenhum comentário: