16 de setembro de 2004


M$ assegura patente de navegação por teclado

Quarta-feira, 15 setembro de 2004 - 16:30
IDG Now!

O Escritório de Patentes dos Estados Unidos concedeu à Micro$oft, no final de agosto (31/08), uma patente que dá direitos absolutos sobre a tecnologia de navegação utilizando a tecla TAB - recurso que os navegadores Mozilla, FireFox e Opera empregam desde as primeiras versões. No entanto, a tecnologia é restrita à navegação utilizando o teclado, nada constando sobre a utilização do mouse.

Basicamente, a patente cobre o processo em que o usuário pressiona a tecla TAB para mudar de link para link em uma página da web. Quando o link é selecionado, uma pequena moldura aparece em torno da palavra, mostrando toda sua área ativa.

A partir do momento em que essa é uma função básica de todos os principais navegadores do mercado, as companhias concorrentes da Micro$oft têm demonstrado grande preocupação. No entanto, a empresa de Bill Gates anunciou nesta quarta-feira (15/09), em um comunicado, que não pretende fazer uso agressivo da patente.

Fonte: UOL


[espero que as próximas versões do Windows não venham com o limite de uso gratuito por 30 dias da tecla TAB antes de ter que comprar a liberação pela Microsoft...]

Nenhum comentário: