28 de maio de 2004



O LP 'BAIANO E OS NOVOS CAETANOS' foi lançado em 1974 para aproveitar o sucesso dos personagens Baiano e Paulinho, criados por Chico Anysio e seu maior parceiro, o cantor, compositor, ator e também humorista Arnaud Rodrigues. O grupo Baiano & Os Novos Caetanos fazia engraçadas aparições no Chico City, um dos vários programas que Chico Anysio teve na grade de programação da TV Globo durante os anos 70. A idéia surgiu depois da prisão de Gil e Caetano, era uma homenagem aos dois artistas cuja prisão sequer pôde ser noticada nos jornais nacionais, devido à censura.

Atitudes como essa ajudavam a transmitir a mensagem nas entrelinhas. Versos como 'Amo a mata, porque nela não há presos', 'o medo, a angústia, o sufoco, a neurose, a poluição, os juros, o fim, nada de novo... a gente de novo só tem os sete pecados industriais' eram carregados de denúncias sociais, neles a fome, a opressão, a censura.

A música era ambientada como se fosse um quadro de Chico City, com palmas, risadas e até participação de outro personagem de Chico, Lingote (alôôôô, é isso aí, malandro... tem que se ligar aí nesse som... mas o que é que eu tô fazendo nesse disco, malandragem?).

Além desse foram lançados também:

Volume 2 - Baiano e Os Novos Caetanos
1975 - Som Livre

A volta - Baiano e Os Novos Caetanos
1982 - Chico City

Sudamerica - Baiano e Os Novos Caetanos
1985 - Barclay


Nenhum comentário: