17 de agosto de 2004

E O PIOR DO BRASIL?


Já está na TV a nova campanha do governo: o melhor do Brasil é o brasileiro.
Bonito. O craque Ronaldo, Herbert do Paralamas? gente que ralou para dar a volta por cima.
O objetivo da campanha é ?resgatar a auto-estima? do brasileiro, que pelos números anda mal das pernas.
Pesquisa do instituto Latinobarómetro diz que somente 4% dos brasileiros confiam em seus compatriotas. Contra 21% dos bolivianos e 36% dos uruguaios.
Pra tentar reverter o baixo astral, o próprio presidente Lula compareceu ao lançamento e confirmou com sua voz metalúrgica o tema da campanha: ?o melhor do Brasil é o brasileiro.?
Aí eu fiquei pensando: o Brasil é esse país lindo, cheio de riquezas minerais, praias, mulheres sensacionais, sem terremotos, nem furacões? e se além disso tudo, o melhor do Brasil é o brasileiro, então? ué, gente? então porque isso aqui não dá certo?!!

Você sabe me responder? Se o melhor do Brasil é o brasileiro, então qual é o pior do Brasil? É, porque alguma coisa ruim deve ter nesse país.

Olha o que alguns brasileiros ilustres já indicaram:

?Muita saúva e pouca saúde, os males do Brasil são?, é a explicação de Macunaíma, o herói sem caráter, de Mário de Andrade.

Monteiro Lobato concordou: ?ou o Brasil acaba com a saúva, ou as saúvas acabam com o Brasil.?

Mas será que o problema do país são as formigas? Não! ?O Brasil é feito por nós. Agora só falta desatar esses nós?. Dizia o Barão de Itararé.

Gringos cabeçudos também já tentaram nos ajudar a entender o mistério:

Deus é brasileiro, mas se mudou para os Estados Unidos." Thomas Skidmore, professor e pensador norte-americano.

?O Brasil não é um país doente. É um país bêbado, é diferente.? Da prestigiosa e metida revista inglesa The Economist.

"O Brasil corre o risco de ficar obsoleto antes de ficar pronto." Do antropólogo francês Claude Lévi-Strauss.

retirado do Blog do TAS

* Marcelo Tas é diretor, apresentador e roteirista de TV. Participou da criação de alguns programas inovadores na televisão brasileira. Entre eles: "Rá-Tim-Bum" e ?Castelo Rá-Tim-Bum? na TV Cultura de São Paulo e "Programa Legal", na TV Globo.

Tas é um dos membros fundadores da produtora independente ?Olhar Eletrônico?, pioneira na renovação da linguagem televisiva dos anos 80 - onde ele dirigiu e interpretou o repórter ficcional ?Ernesto Varela?.

Atualmente, Tas apresenta o programa ?Vitrine?, na TV Cultura de S. Paulo, o primeiro a tratar da internet e das novas mídias em TV aberta no Brasil.

Marcelo já foi agraciado com vários prêmios no Brasil e exterior. Entre eles, a bolsa para cinema e TV da Rockfeller McArthur Foundation e também com o prestigioso Fulbright Scholarship Award, ambos dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: