25 de agosto de 2004


Brasil tem maior índice de desmatamento do mundo


O Brasil aparece como o país com o maior índice de desmatamento do planeta no Guiness, o Livro dos Recordes, edição de 2005. Entre 1900 e 2000, uma média anual de 22,264 mil km² de florestas desapareceu do território brasileiro, uma área equivalente ao Estado de Sergipe.

O desmatamento mais rápido do mundo ocorre no país africano de Burundi, que registrou a perda anual de 9% de suas áreas florestais no mesmo período. Se esse índice permanecer, em onze anos as florestas do país terão desaparecido. Os Estados Unidos, que não assinaram o Protocolo de Kioto, lideram na categoria de maior emissor de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. O país lançou na atmosfera quase seis bilhões de toneladas de CO², só em 2001.

A metrópole com o ar mais poluído é a Cidade do México, onde a grande altitude e a presença de montanhas que bloqueiam a circulação do ar favorecem a concentração da poluição. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a capital do México ultrapassa os níveis toleráveis de partículas em suspensão, de dióxido de enxofre, de monóxido de carbono e de ozônio na atmosfera. O Guinness 2005, cuja edição em português será publicada em novembro pela editora Ediouro, também traz recordes positivos para o ambiente. A China, por exemplo, aparece como o país onde ocorre o maior reflorestamento no mundo. Na década de 90, as árvores replantadas foram suficientes para cobrir mais de 18 mil km² do território, uma área equivalente ao Kuwait. A Finlândia possui o melhor Índice de Sustentabilidade Ambiental, compilado em 2002 pelo Fórum Econômico Mundial, com base em 20 indicadores, como qualidade do ar e da água. A Alemanha tem o maior índice de reciclagem de papel e papelão, com o reaproveitamento de até 80% do material consumido. A Suíça é lider na reciclagem de vidro, alcançando 91% de aproveitamento.

Fonte: Terra

Falaram, falaram, falaram e esqueceram de dizer que o Brasil é o maior reciclador de alumínio (com um índice em torno de 87%). Tudo bem, não vai salvar o mundo. Tudo bem, não é por consciência e sim por necessidade, pois mais de 300 mil catadores vivem do lixo para garantir sua renda mensal. Mas é um fato e não adianta nada só querer ver o lado ruim das coisas (ou das nações).

Nenhum comentário: