12 de abril de 2005


Organização cria manual de segurança para blogs

A Electronic Frontier Foundation (EFF), ONG que defende a liberdade na Internet, divulgou um guia de segurança para quem deseja criar um blog. O manual, intitulado How to Blog Safely (About Work or Anything Else) (Como blogar com segurança - sobre o trabalho ou qualquer outra coisa) dá dicas preciosas para o usuário que não deseja ser identificado nem associado com o conteúdo publicado.

# Veja o guia (em inglês)

A EFF recomenda manter os blogs anônimos, sem menção ao nome real do internauta. De acordo com a organização, isto protege a privacidade e mantém a liberdade de expressão.

O manual também alerta que não devem ser feitas menções à empresa na qual o internauta trabalha. Também não deve colocar nos textos características que possam identificá-lo entre companheiros de escola ou faculdade, familiares ou "qualquer pessoa que seja curiosa o bastante para procurar por seu nome no Google".

O guia da EFF vai mais além: para manter o anonimato, a publicação de fotografias pessoais é vetada. O manual sugere o uso das tecnologias Tor ou Anonymizer, que previnem o rastreamento do endereço IP (Internet Protocol) de quem está postando uma mensagem no blog. O endereço IP permite que o computador de origem seja identificado com exatidão.

Terra

Nenhum comentário: