Detectado jato com energia inédita na Via Láctea
Um breve jato de raios de alta energia - gamas e X - de uma potência jamais vista, foi detectado no final de dezembro na Via Láctea por vários observadores espaciais. O anúncio foi feito hoje por diferentes institutos de pesquisa.
Segundo uma equipe internacional liderada por Kevin Hurley, da Universidade de Califórnia em Berkeley, a energia produzida em dois centésimos de segundo durante este gigantesco "relâmpago", foi superior a que o Sol produziu em 250 mil anos.
Este jato de energia mil vezes superior às mais brilhantes supernovas (explosões de estrelas) provém de uma megaestrela conhecida como SGR 1806-20, explicam os pesquisadores de Berkeley na revista Nature, com a sigla SGR significando Soft Gamma Ray.
As megaestrelas são estrelas de nêutrons - resíduos estelares com massa superior a uma vez e meia a do sol, que explodiram em supernovas - que emitem raios gama de baixa energia em intervalos mais ou menos regulares e breves. A SGR 1806-20 é encontrada na constelação de Sagitário, a 50 mil anos-luz.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário