Próxima parada: Planeta Mercúrio
O lançamento da nave Messenger, cujo objetivo é realizar a primeira missão de pesquisa em três décadas em Mercúrio, foi adiado hoje por causa do mau tempo. O anúncio foi feito pela Agência Espacial Americana (Nasa).
O lançamento foi adiado inicialmente em 24 horas, à espera de que o tempo melhore em Cabo Canaveral (Flórida). Um foguete Delta 2 deveria decolar hoje da estação da Força Aérea em Cabo Canaveral às 6h16 locais (3h16 no horário de Brasília). A bordo iria a sonda espacial para investigar a possível presença de gelo em Mercúrio, o planeta mais próximo ao Sol, e estudar sua geologia e seus campos magnéticos.
Esta é a primeira missão a Mercúrio desde que a nave Mariner 10 passou perto do planeta em três ocasiões entre 1974 e 1975. O adiamento do lançamento foi causado pelo mau tempo e as nuvens pesadas, ocasionadas provavelmente pelos efeitos da tempestade tropical Alex.
A Nasa afirmou que há 30% de chances de que terça-feira se repitam as mesmas condições atmosféricas. A missão da Messenger é chegar as proximidades de Mercúrio até 2008 e em 2011 a sonda deverá começar um período de um ano orbitando em torno do planeta.
A sonda está equipada com diversos instrumentos para investigar questões como por que Mercúrio é tão denso, qual é sua história geológica, como é a estrutura de seu núcleo, qual é a natureza de seus campos magnéticos e quais materiais raros existem nos pólos do planeta. A viagem, de 7,9 bilhões de quilômetros, inclui uma passagem perto da Terra (em 2005) e duas perto de Vênus (em 2006 e 2007) para aproveitar a gravidade dos dois planetas que dará um impulso à sonda em seu caminho para Mercurio.
A sonda Messenger, que pesa 1,2 tonelada, custou US$ 435 milhões e alimenta seus sistemas com energia nuclear. Além disso, a nave está coberta por um escudo protetor das altas temperaturas.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário