Centro de Mídia Independente
BARBÁRIE NA PUBLICIDADE
Por Antonino Condorelli 09/05/2004 às 16:03
Concessionária de carros de Natal usa a violência contra a mulher para atrair clientes
Hematomas, arranhões, esparadrapos tapando feridas... O rosto de uma mulher espancada, o rosto de milhares, milhões de brasileiras que todo dia, nos seus próprios lares, sofrem a mais covarde forma de violência: a doméstica.
Mas este rosto não é a foto de uma matéria de jornal sobre violência contra a mulher. É a propaganda de uma concessionária de carros de Natal (RN), a Via Costeira, produzida pela agência de publicidade Lumina e publicada na edição de 29 de abril do jornal Tribuna do Norte, um dos dois diários de maior difusão no Rio Grande do Norte. A logomarca que aparece no anúncio é a da Wolkswagen, multinacional alemã da qual a Via Costeira é concessionária. A propaganda mostra este rosto de mulher espancada com a chamada: "Mecânica, funilaria e pintura Via Costeira. Tá na cara que precisa".
Mais uma vez, a mulher é coisificada para produzir lucro, através da sua comparação com a carroceria de um carro. Além disso, a alusão à violência doméstica não é apenas de um horrível mau gosto: é um desrespeito, um insulto, um ultraje à dignidade de todas as pessoas de sexo feminino, aliás, de todas as pessoas com consciência. Para quem viveu ou vive na própria pele, todo dia, esta barbárie, uma propaganda como esta não é só uma ofensa: é uma lâmina que abre feridas impossíveis de cicatrizar.
A violência banalizada, reduzida a mera questão "estética", e a coisificação da mulher, mais uma vez, são utilizados como veículo de produção de lucro.
Pelo visto, este último - na ótica da agência de publicidade que fez o anúncio, da concessionária que o aprovou e dele se beneficiou e do jornal que o publicou - tem prioridade sobre a dignidade da mulher e da pessoa humana.
continua ...
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