22 de junho de 2005

Fête de la musique

O primeiro dia do verão europeu, 21 de junho, foi saudado com a famosa Festa da Musica, a qual tive o prazer de prestigiar. A Fête de la Musique trata-se de uma grande festa popular, que consiste em musica, musica e musica. Era isso que eu tinha pra falar, obrigado. Brincadeira, vamos la:

Como disse, é uma festa popular, lembrando em alguns aspectos o carnaval brasileiro, mas na minha opinião, com muitos fatores a favor. Começamos pela musica.
Não existe nenhum palco principal. As bandas se distribuem pelas ruas, esquinas e praças, no chao mesmo, ao alcance do publico. Estilos variados. Eu acompanhei com maior interesse um pessoal que tocou U2, uma bandinha de Jazz sensacional, uns ?beatles cover?, de qualidade duvidosa, e por curiosidade, ums figuras que tocavam musicas da Escocia, eu acho. Porém tinha para todos os gostos, era so procurar.

Quanto ao publico, o que os numeros impressionam: estimou-se um milhão de pessoas, de todas as idades (eu assisti o jazz ao lado de um casal que tinha facil seus 70 anos, e dançavam sem parar), e diferentemente do nosso conhecido carnaval, sem brigas muito menos assaltos. As senhoras andavam carregadas de joias, na madrugada, enquanto o pessoal curtia as musicas. Senti vergonha do nosso ?povo acolhedor?.

Os pontos negativos foram o horario de encerramento (ultimo metro 01 da manha, o pessoal trabalha no outro dia), e no meu caso especifico, a falta de abertura aos relacionamentos pelas francesas (me deem o desconto de que fui educado com 21 anos de carnaval/putaria brasilis). O preço das bebidas alcoolicas também estava alarmante.
Enfim, fica a dica: não morram antes de presenciar uma Fête de la Musique, seja qual for a cidade, visto que ocorre por toda a França. Experiência aprovadissima. Abraço.

Nenhum comentário: