17 de junho de 2005

Dos Mitos

Paises distantes são presa facil para folclores, principalmente se pejorativos. Quando a lingua local requer fazer biquinho, entao, nem se fala. Em quase um mês de França, posso relatar, como testemunha ocular, o que existe de realidade em lendas comuns no BR, sobre franceses. Vamos la:

01 - Do banho: Sim, francesas (e franceses também) tomam banho todo o dia. O chuveirnho, é, va la, de segurar na mao, mas ainda assim os habitos de higiene são preservados. O unico revés é na hora de escovar os dentes, depois do almoço. Pra eles, uma vez por dia, antes de dormir, basta.

02 - Do movimento homossexual: existe no imaginario popular a figura do francês viado, provavelmente por causa do biquinho, referido acima. O que pude constar é que são extremamete raras quaisquer manifestações gays, so nao sei se por falta de quorum ou por recato mesmo.

03 - Da arrogancia: balela. São em grande maioria simpaticos e solicitos, contanto que respeitados os seus limites de privacidade.

04 - Das calcinhas das francesas: acreditem: a maioria das gurias usa a popular "fio dental". Mais nada a declarar.

05 - Da aversão ao English: mito. Todos, eu disse todos, falam inglês, se nao fluente, inteligivel. E nao existe nenhuma ressalva nem vergonha ao utiliza-lo. Desde o gerente do banco até a guria do caixa do mercado, não tem erro.

06 - Do anti-americanismo: o unico sentimento real e sincero que eu pude constatar sobre os USA é de profunda admiração, acreditem. Logico que, como no Brasil, existe a bandeira do "Fora Bush", que aqui também é forte.

07 - Dos entorpecentes: os licitos, caros. Ilicitos, nao sei os valores. Mas tenho ouvido falar bastante em lsd e extase, o resto acho que nao impressiona mais ninguem, e nao é muito utilizado. Ah, a maconha dos arabes é famosa, bem como o haxixe.

Bom, era isso, não me ocorre mais nada no momento. Até mais.

Bonus Track: do dicionario de frases feitas, para franceses no BR: Ato de dispensar os serviços de alguém: Despache-se! (dépêchez-vous!)

Nenhum comentário: