18 de fevereiro de 2004



Mario Cavalcanti nasceu em 1977 no Rio de Janeiro, Brasil. Jornalista e artista gráfico, estudou alguns movimentos e cenas artísticos como Pop Art e Construtivismo Russo. Como lazer artístico, Cavalcanti cria pôsteres serigrafados e stickers inspirados no Construtivismo Russo e nos componentes estéticos dos cartazes de propaganda política ou de guerra sóvieticos.
A influência do movimento construtivista russo e o uso de poucas cores em suas artes são, respectivamente, clara e proposital. Por utilizar uma técnica manual de impressão bastante utilizada na época da Segunda Guerra Mundial, seus pôsteres possuem um aspecto pobre/underground.
Com a intenção de mostrar a cena de intervenção urbana como uma forma de arte contemporânea e elementos decoradores da urbe, em sua cidade, Cavalcanti usa suas próprias artes para difundir mensagens de protesto e paz e, ao mesmo tempo, para mostrar o poder e a beleza do pôster e a eficiência/simplicidade do método serigráfico para a criação de artes e propagandas. Em sua casa, Cavalcanti possui um pequeno estúdio artístico, onde cria seus pôsteres.
Entre suas principais influências artísticas estão incluídos nomes como Alexander Rodchenko, Curt Eichelberger, Shepard Fairey and Wang Guangyi.

Fonte:www.86corp.com

Clique aqui para saber mais...

Nenhum comentário: